segunda-feira, 14 de setembro de 2009

RIDAN e UEPG juntos em campanhas de doação de sangue e prevenção


Alunos e professores do curso de farmácia e o Coração Prevenildo, ao lado do reitor João Carlos Gomes


De acordo com o acadêmico João Victor Moura, a presença do “Coração Prevenildo” fez a diferença durante a divulgação e no momento das doações de sangue. O mascote do Ridan chegou a posar, inclusive, ao lado do reitor da UEPG, João Carlos Gomes, que fez questão de receber Prevenildo em seu gabinete.
O objetivo era a coleta de 50 bolsas. As doações chegaram a 65 e apenas não passaram disso porque o Hemepar não tinha mais bolsas suficientes para a coleta. Por esse motivo, teve que dispensar uma fila de voluntários dispostos a doação. O evento aconteceu nesta quarta-feira (09), das 8h às 12, no Bloco M do campus de Uvaranas da UEPG. “Atingimos nosso objetivo e pudemos notar o quanto nossa comunidade acadêmica foi solidária à campanha”, disse João, que é um dos organizadores da campanha.
O Prevenildo foi um dos responsáveis para dar maior vida a campanha de doação. “O Prevenildo é a cara de nossa campanha. Todo mundo queria abraçar e até fazer fotos com ele, foi um sucesso”, comentou a professora do curso de farmácia, Cintia Regina Mezzomo Borges. O mascote “Prevenildo” atuou no dia da divulgação e também no dia da campanha em si. João foi quem verificou a possibilidade de levar o “Coração Prevenildo” depois de tê-lo visto durante uma campanha na Avenida Horácio Klabin, quando esteve em Telêmaco Borba. “Quando eu vi aquele coração em Telêmaco, com aquele sorriso, na hora me veio a ideia de contar com sua presença, tanto no projeto “Doe sangue, doe vida” quanto em nossas campanhas de prevenção”, contou.
A campanha “Doe sangue, doe vida” partiu de toda a equipe do Laboratório Universitário de Análises Clínicas (LUAC) da UEPG. Os alunos e professores ficaram surpresos com a disposição dos doadores em tão pouco tempo de divulgação. “Tivemos alunos que lamentaram não poder ter participado”, disse a professora Cintia.
PREVENÇÃO- A próxima ação dos alunos serão projetos de prevenção entre os servidores da UEPG. O objetivo, segundo a professora Carmen Antônio Sanches Ito, é traçar o perfil dos colaboradores da instituição. Serão realizados exames periódicos como colesterol, diabetes e triglicerídeos. “É uma forma de sabermos como estão nossos colegas, como está o quadro de hipertensos e qual melhor ação tomar: nutricional, de atividade física ou de diminuição do uso do cigarro. Tudo isso teremos a partir dos cadastros”, explicou.
Aliada a esta campanha novamente o “Coração Prevenildo”entrará em ação, pois segue essa mesma filosofia, de que a “prevenção é o melhor remédio”. Em Telêmaco Borba e na sua região, nas cidades como Curiúva, Ortigueira e Imbaú, o Ridan tem feito inúmeras campanhas de prevenção. Segundo o diretor do laboratório, o bioquímico Dr. Reinaldo de Oliveira, está comprovado que a prevenção e o cuidado com a saúde através de exames periódicos, principalmente no que diz respeito a saúde física e principalmente mental, evitam a aparição de doenças mais graves.
Além da prevenção, outro tema defendido por Dr. Reinaldo é a importância dos laboratórios de análises nos diagnósticos de doenças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado pelo ABBOTT laboratory, 77% dos diagnósticos que revelam as doenças do paciente provém dos laboratórios de análises. “É muito importante falar sobre isso, principalmente para que as pessoas saibam a grande importância do laboratório para a saúde e que, muitas vezes, não é dado a atenção merecida”, afirmou.

Telêmaco Borba poderá negociar com a China


Uma das fábricas de cimento trazida por Roberto de Oliveira


Telêmaco Borba poderá ampliar suas relações no ramo empresarial internacional. Trata-se da vinda do engenheiro químico Roberto de Oliveira a Telêmaco Borba, irmão do diretor do Laboratório Ridan, Dr. Reinaldo de Oliveira. Roberto é diretor da cimentos MIZU que possui unidades em Sergipe, Espírito Santo e São Paulo. O engenheiro também mantém, desde 2001, relações comerciais com a China.
A vinda de Roberto ao município é, segundo Dr. Reinaldo, propiciar o desenvolvimento empresarial de Telêmaco Borba. Para isso, Roberto fará palestras em Telêmaco Borba e se encontrará com o secretário municipal do Trabalho e Indústria Convencional, Francisco Joalmir Pucci, e com dirigentes da Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba (Acitel) e do Sindicato das Madeireiras (Sindimatel).
A data da chegada de Roberto só será marcada depois que ele chegar ao Brasil. O engenheiro está na China a trabalho e quando retornar, entre seus compromissos, está sua vinda a Telêmaco Borba.
Dr. Reinaldo, quando esteve no evento Hospitalar, em São Paulo, chegou a falar da capital paulista para as rádios Capital do Papel e Vale do Tibagi a respeito dos stands expostos na Hospitalar. Segundo ele, eram mais de 115 empresas chinesas apresentando produtos de última geração e ultrapassando os Estados Unidos em exportações. “Aliás, a China já ultrapassou os Estados Unidos em todas as áreas nesse quesito”, afirmou.
Roberto também dará maiores esclarecimentos sobre o mercado da madeira. Segundo ele, está na China o que há de mais moderno no aproveitamento da madeira.
Roberto de Oliveira é graduado em engenharia química pela Universidade Federal do Paraná, concluído em 1981 e possui três MBAs, um em engenharia econômica e de produção pela Faculdade de Administração e Economia - FAE, concluído em 1987; em engenharia de manutenção pela Universidade Federal do Paraná, concluído em 1989 e em gestão empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, concluído em 1995 .

A energia do Coração Prevenildo


Se tem algo que sentimos a todo momento são as energias, as positivas e negativas, e o Coração Prevenildo já tem passado sua energia de paz, de amor e de prevenção a população há quase 40 anos, a mesma idade do Ridan, aliás, durante muito tempo ele foi só energia e sua força positiva o fez ganhar pernas, mãos e braços para poder passar sua mensagem para aqueles que não conseguiam enxergá-lo.
Essa semana eu comentei sobre a energia positiva do brasileiro em relação a recuperação do piloto Felipe Massa. Com certeza a torcida pela sua melhora fez com que seu tratamento se desenvolvesse muito mais rapidamente. É isso que eu falo quando digo que tudo está atrelado aos nossos sentimentos, que as doenças são, muitas vezes, desenvolvidas devido as nossas preocupações, pessimismo e depressões. E olha o Felipe, se ninguém desse importância, se ninguém tivesse torcendo, se ele pensasse em morrer, será que ele estaria bem?
Nosso stress afeta diretamente nosso sistema imunológico, aquele defende nosso corpo de males indesejáveis. Se temos alegria de viver, as chances de melhora são gigantescas. Sábado o Coração Prevenildo visitou pacientes da Clínica São Francisco de Assis. Em quanto será que contribuímos com a recuperação dessas pessoas? Não posso precisar quanto, mas com certeza de alguma forma contribuímos. Um sorriso sincero que arrancamos já é um grande lucro.
Então quando destaco a importância da prevenção, a importância da meditação, o fato de que, com o equilíbrio do corpo, alma e espírito seremos pessoas melhores, saudáveis e mais felizes, é isso que quero passar para nossos pacientes, para nossa população; nossa energia, nosso otimismo. Pense nisso.