segunda-feira, 14 de setembro de 2009

RIDAN e UEPG juntos em campanhas de doação de sangue e prevenção


Alunos e professores do curso de farmácia e o Coração Prevenildo, ao lado do reitor João Carlos Gomes


De acordo com o acadêmico João Victor Moura, a presença do “Coração Prevenildo” fez a diferença durante a divulgação e no momento das doações de sangue. O mascote do Ridan chegou a posar, inclusive, ao lado do reitor da UEPG, João Carlos Gomes, que fez questão de receber Prevenildo em seu gabinete.
O objetivo era a coleta de 50 bolsas. As doações chegaram a 65 e apenas não passaram disso porque o Hemepar não tinha mais bolsas suficientes para a coleta. Por esse motivo, teve que dispensar uma fila de voluntários dispostos a doação. O evento aconteceu nesta quarta-feira (09), das 8h às 12, no Bloco M do campus de Uvaranas da UEPG. “Atingimos nosso objetivo e pudemos notar o quanto nossa comunidade acadêmica foi solidária à campanha”, disse João, que é um dos organizadores da campanha.
O Prevenildo foi um dos responsáveis para dar maior vida a campanha de doação. “O Prevenildo é a cara de nossa campanha. Todo mundo queria abraçar e até fazer fotos com ele, foi um sucesso”, comentou a professora do curso de farmácia, Cintia Regina Mezzomo Borges. O mascote “Prevenildo” atuou no dia da divulgação e também no dia da campanha em si. João foi quem verificou a possibilidade de levar o “Coração Prevenildo” depois de tê-lo visto durante uma campanha na Avenida Horácio Klabin, quando esteve em Telêmaco Borba. “Quando eu vi aquele coração em Telêmaco, com aquele sorriso, na hora me veio a ideia de contar com sua presença, tanto no projeto “Doe sangue, doe vida” quanto em nossas campanhas de prevenção”, contou.
A campanha “Doe sangue, doe vida” partiu de toda a equipe do Laboratório Universitário de Análises Clínicas (LUAC) da UEPG. Os alunos e professores ficaram surpresos com a disposição dos doadores em tão pouco tempo de divulgação. “Tivemos alunos que lamentaram não poder ter participado”, disse a professora Cintia.
PREVENÇÃO- A próxima ação dos alunos serão projetos de prevenção entre os servidores da UEPG. O objetivo, segundo a professora Carmen Antônio Sanches Ito, é traçar o perfil dos colaboradores da instituição. Serão realizados exames periódicos como colesterol, diabetes e triglicerídeos. “É uma forma de sabermos como estão nossos colegas, como está o quadro de hipertensos e qual melhor ação tomar: nutricional, de atividade física ou de diminuição do uso do cigarro. Tudo isso teremos a partir dos cadastros”, explicou.
Aliada a esta campanha novamente o “Coração Prevenildo”entrará em ação, pois segue essa mesma filosofia, de que a “prevenção é o melhor remédio”. Em Telêmaco Borba e na sua região, nas cidades como Curiúva, Ortigueira e Imbaú, o Ridan tem feito inúmeras campanhas de prevenção. Segundo o diretor do laboratório, o bioquímico Dr. Reinaldo de Oliveira, está comprovado que a prevenção e o cuidado com a saúde através de exames periódicos, principalmente no que diz respeito a saúde física e principalmente mental, evitam a aparição de doenças mais graves.
Além da prevenção, outro tema defendido por Dr. Reinaldo é a importância dos laboratórios de análises nos diagnósticos de doenças. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado pelo ABBOTT laboratory, 77% dos diagnósticos que revelam as doenças do paciente provém dos laboratórios de análises. “É muito importante falar sobre isso, principalmente para que as pessoas saibam a grande importância do laboratório para a saúde e que, muitas vezes, não é dado a atenção merecida”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário