segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Aquárius recebe palestra de motivação antes de jogo




Dr. Reinaldo falou sobre a importância da integração entre os jogadores durante a disputa


Ao que tudo indica, os jogadores seguiram a risca as explanações de Dr. Reinaldo e do consultor Alberto Pius na última quarta-feira (11), antes do jogo com a cidade de Ivaiporã. O resultado, 4 a 3 para a equipe de Telêmaco Borba que chegou a semifinal do Campeonato Paranaense Chave Prata de futsal. Se conquistarem o título, o Aquárius poderá ter acesso na chave ouro.
Durante o encontro, que aconteceu no Espaço João e Maria, a equipe realizou exercícios, alguns deles com os olhos fechados, com o objetivo de saberem onde estariam seus companheiros de time sem precisar olhar, apenas por percepção. Pius, ao lado de Dr. Reinaldo, diretor do Laboratório Ridan, apresentou o vídeo do maestro André Rieu, conhecido como o embaixador das valsas, e mostrou que durante a apresentação do maestro era percebida a alegria e a integração dos músicos. O mesmo ritual, segundo ele, deve ser seguido no futebol.
Depois de passadas as técnicas, Alberto Pius também lembrou da importância do abraço ao final do jogo. “E no final se abracem, vocês são uma equipe, independente do resultado”, afirmou.
Dr. Reinaldo, parceiro de Pius durante a palestra, lembrou das ações que realizava o jogador Pelé. “O rei do futebol dormia em cima da chuteira, para vocês perceberem como são importantes os rituais”, disse o bioquímico. O técnico e o diretor do time, Edilson Pukanski e Adib Sakr, respectivamente, comentaram que a palestra fez a diferença.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Laboratório se prepara para sua festa de 40 anos

Desde 1970, o Ridan participa ativamente como ator social na região de Telêmaco Borba

Faltam exatamente, desde hoje (8), 163 dias para o próximo aniversário do Laboratório de Análises Ridan. Em 20 de maio de 1970, o bioquímico Reinaldo de Oliveira, popularmente conhecido como Dr. Reinaldo, empreendeu o Laboratório Ridan e, desde então, tem sempre inovado no que diz respeito a qualidade profissional e técnica, com funcionários especializados e aparelhos de última geração.
Dr. Reinaldo informou que inúmeras atividades estão sendo preparadas para a comemoração do aniversário de quatro décadas do Ridan e é importante que a população fique atenta, tanto no jornal quanto nas rádios, sobre as notícias, promoções e mensagens de prevenção passadas pelo Laboratório. “Teremos, como sempre tivemos, promoções para nossa população, afinal o Ridan quer que toda a comunidade participe da festa porque se o laboratório está aqui até hoje é porque criamos uma relação concreta de confiança e de amizade com nosso paciente”, explicou o bioquímico e diretor do Ridan.
RESPONSABILIDADE SOCIAL- Quando ainda nem se debatia o tema na sociedade empresarial, o Ridan já realizava. Somando as atividades laboratoriais hoje o Ridan possui o Clube Ridan Saúde (CRS), que é o responsável pelas campanhas ligadas à prevenção, aos eventos no Espaço João e Maria e também pelo cartão (CRS), aquele que dá direito ao paciente a um check up com 10 exames e durante um ano descontos e preços especiais nos conveniados ao Clube Ridan Saúde. O CRS, no entanto, é um convênio diferente, pois não cobra mensalidade. O paciente faz os exames, paga uma única taxa e recebe o cartão onde está disposto seu tipo sanguíneo.
As últimas campanhas do CRS foram a “Criança Saudável, Criança Feliz”, em menção ao mês de outubro, que é o mês das crianças e de Nossa Senhora Aparecida, mãe de Jesus, segundo os cristãos e, além desta, outubro foi também o mês de combate ao câncer de mama. Por conta disso, a equipe de colaboradores do Ridan distribuiu fitinhas rosas para a comunidade para que ela pudesse aderir a causa. “Colocamos a fitinha rosa no peito para que todos pudessem entrar nessa luta, prevenção é sempre o nosso norte”, disse Dr. Reinaldo.
Outubro é sempre um mês com grandes eventos. No dia 23 de outubro a Prefeitura e a igreja católica realizaram a Caminhada do Coração. Com os organizadores, o mascote do Laboratório Ridan também esteve presente. O Coração Prevenildo tem sido destaque das campanhas de prevenção e chegou para ficar. “Um coração alegre e saudável simboliza aquilo que queremos para nós mesmos: prevenção, saúde e felicidade”, completou o diretor do laboratório. O Coração Prevenildo também esteve presente na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), da Sanepar Castro e Telêmaco Borba.

Ridan durante a SIPAT Sanepar de Castro e Telêmaco Borba


Os colaboradores da Sanepar realizaram no dia 30 de outubro o último dia da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) na cidade de Telêmaco Borba. Em 23 de outubro, o evento aconteceu na cidade de Castro. O Ridan, em parceria com a estatal, participou do evento nas duas cidades. Levou, como sempre, suas mensagens de prevenção, distribuiu fitinhas rosas em menção ao mês de combate ao câncer de mama (outubro) e ouviram mensagens do diretor do Ridan, Dr. Reinaldo de Oliveira, sobre as mensagens ocultas da água.

Os filhos de João e Maria


A semana do evento foi de emoção para o diretor do Laboratório Ridan, Dr. Reinaldo de Oliveira. Seu irmão, Roberto de Oliveira, veio à Telêmaco Borba falar sobre importação e exportação para China a empresários e estudantes. Junto com ele, também veio Romeu de Oliveira. Os três irmãos, apesar de poucas horas, estiveram juntos, mataram a saudade e apreciaram o Espaço João e Maria, auditório criado por Dr. Reinaldo em homenagem aos seus pais.

Roberto de Oliveira prende a atenção de ouvintes durante palestra em TB


Cultura chinesa, relação interpessoal e negócios, estes foram os temas apresentados pelo engenheiro químico que esteve na cidade na terça-feira (29 de setembro)
Mais de trezentas pessoas, entre acadêmicos, empresários e personalidades políticas de Telêmaco Borba acompanharam a palestra do engenheiro químico Roberto de Oliveira na sala de convenções da Fateb no dia 29 de setembro. Roberto, a convite do irmão Reinaldo de Oliveira, diretor do Laboratório Ridan, veio no intuito de compartilhar a sua experiência de relações comerciais com o mercado chinês para empresários e estudantes de Administração, bem como mostrar a abrangência da profissão de engenharia química.
Roberto falou sobre história, educação e principalmente sobre o relacionamento interpessoal com o chinês. “Foi importante porque ele mostrou como é o comportamento dos negociadores chineses. Acontece o mesmo quando alguém vem de fora ao Brasil e desconhece o ‘jeitinho’ brasileiro, porém o ‘jeitinho’ dos chineses é muito mais complexo”, disse o bacharel em Comércio Exterior, Cândido de Matos Gomes, de Reserva. Cândido, que é participante assíduo de palestras que envolvem sua área de atuação, afirmou que pela primeira vez assistiu uma fala com conhecimento. “Todo mundo está acostumado a ver aqueles palestrantes que falam dos ‘sete passos para ser feliz’, ou ‘quais são as sete dicas para se evitar erros numa entrevista de emprego’, e o Roberto não repetiu o mesmo repertório, ele falou do que ele viveu, traçou experiências bem sucedidas, foi muito mais válido para o meu aprendizado”, destacou.
O palestrante já esteve 12 vezes na China e já estabeleceu o seu “guanxi” no país. Segundo ele, chinês não responde e-mail. “Já reclamaram pra mim: ‘Roberto, os chineses são frios, não respondem e-mails, não vou tentar negociar mais com eles’. Engano, os chineses só mantêm contato direto com alguém quando eles conhecem, quando respeitam sua cultura e participam dela. Quando os conquistamos chamamos isso de “guanxi” e, a partir daí, o contato interpessoal com o chinês está engrenando”, explicou Roberto de Oliveira.
Para o prefeito, Eros Araújo, é diferente ouvir alguém que atua diretamente com o mercado chinês. “O que mais destaquei foi a sua vivência. Pudemos perceber que, assim como no Brasil, na China também existem particularidades, principalmente nos negócios”, comentou o chefe do Executivo, que presidiu a mesa de honra do evento, composta também pelo diretor geral da Fateb, Wilson José Tim Pontara, secretário municipal do Trabalho e da Indústria Convencional, Francisco Joalmir Pucci, presidenta da Câmara, Fátima Ribeiro, o presidente do Sindimatel, Erickson Mellus Kemmer e o diretor do Ridan, Dr. Reinaldo de Oliveira.
O evento, para os acadêmicos da Fateb, foi de extrema importância, segundo Tim Pontara. “Os alunos de Administração e Engenharia Química tiveram a chance de enxergar as oportunidades que a China traz. O mundo está entendendo os chineses como a nação do futuro e Telêmaco Borba e a Fateb não ficarão fora desse contexto”, comentou Tim.
Os acadêmicos da instituição aproveitaram o evento de maneira diferente. Para o estudante de Administração, Silvio Tupiná Júnior, Roberto de Oliveira conseguiu identificar o que há de mais importante para uma negociação internacional, nesse caso a China. “Ficou evidente que para negociações o intercâmbio cultural é, às vezes, mais importante que o conhecimento técnico propriamente”, enfatizou. Já para a acadêmica de Engenharia Química, Gislaine Alves, a abrangência da sua futura profissão foi vista de forma otimista. “Para mim que não quero permanecer em Telêmaco Borba, fiquei bem feliz ao saber o quanto um engenheiro químico pode fazer e onde ele pode chegar”.
Roberto de Oliveira falou cerca de duas horas para o público e entre as mensagens que ele passou foi de que o Brasil é o país do futuro e que poderá chegar onde a China está se seguir o país em dois quesitos: educação e mão de obra qualificada. Segundo Roberto, a educação, antes do ensino superior, é totalmente pública. Os professores são valorizados, ganham cerca de U$50 mil mensais. A média de um engenheiro sênior, por exemplo, é de U$20 mil.